|
|
Peteca
/peˈtɛ.ka/
Do tupi. Petek é bater com a palma da mão, então a palavra não batiza o objeto de palha e pena, batiza o gesto de quem joga
|
A palha e a pena que sobem com o tapa
|
| ▼ |
|
Pegue uma peteca na mão e repare no que ela não tem. Não tem cabo, não tem raquete, não tem taco, não tem luva, não tem nada que se coloque entre você e o objeto. A mão nua bate na base de couro e o conjunto sobe, gira e desce, e a única ferramenta do jogo é a palma aberta.
Essa ausência é a palavra inteira. O nome não descreve a palha da base, não descreve as penas do topo, não descreve o couro, não descreve a trave, não descreve a quadra. Descreve um movimento: a palma que bate.
Compare com os vizinhos de armário. Bola vem de uma forma redonda. Pipa vem do nome de uma ave. Bilboquê vem do francês, do pino que se encaixa. Gude vem de uma pedra pequena. Todos apontam para a matéria ou para o formato do objeto, e todos são fáceis de adivinhar olhando para a peça.
Peteca é o único que aponta para a ação de quem segura. Ela nomeia o jogador antes de nomear o brinquedo, e quem batizou o objeto batizou pelo que a mão faz com ele, não pelo que ele é.
O motivo é de língua, não de brinquedo. O tupi antigo montava palavra em cima de verbo com uma facilidade que o português não tem, e um verbo bastava para nomear a ferramenta, o resultado e o hábito de uma vez só. Quem via o jogo pela primeira vez não perguntava o nome da peça, via a mão batendo e ouvia o nome do golpe.
O português pegou o nome do golpe e colou na peça. A partir daí a palha virou espuma, o couro virou borracha sintética, a pena de ave virou plástico colorido de fábrica, e o nome continuou intacto, ainda descrevendo uma palma aberta que quase ninguém percebe estar nomeando.
A Raiz começa no verbo, na forma tupi que existia para descrever a pancada dada com a mão espalmada.
Continue lendo ↓
|
|
I A Raiz
O verbo que bate
|
|
O tupi antigo, língua registrada pelos jesuítas ao longo do século dezesseis na costa brasileira, tinha um verbo curto para uma pancada específica: petek, bater com a palma da mão aberta. Não era o verbo de golpear com objeto, não era o de socar com a mão fechada, não era o de empurrar. Era o tapa.
A distinção importa porque a língua separava o gesto pelo instrumento do corpo. Uma pancada de punho, uma pancada de pau e uma pancada de palma eram ações diferentes, com verbos diferentes, e nenhum falante confundia as três. O verbo já carregava a informação de que a mão estava aberta.
|
Petek não diz que objeto sobe no ar. Diz o que a mão faz, e o objeto herdou o nome da mão que o mantém no alto.
|
Do verbo sai a forma nominal, e é aí que a peça entra. O tupi formava substantivo a partir de verbo sem precisar de palavra nova, e petek passou a designar tanto o ato de bater com a palma quanto aquilo que se batia dessa maneira. A palavra é o gesto e o alvo do gesto ao mesmo tempo.
O padrão se repete na língua. Nomes tupis de instrumento saem quase sempre da ação que o instrumento executa ou sofre, e não do material de que ele é feito, o que produz uma família inteira de palavras que descrevem verbos disfarçados de objetos no português de hoje.
Os primeiros vocabulários missionários registram a raiz com esse sentido físico direto. O verbo aparece nas listas de ações do corpo, ao lado de morder, chutar e arranhar, na seção em que os jesuítas organizavam o vocabulário por parte do corpo envolvida, e a mão aberta era a categoria de petek.
|
Peteca: do tupi petek, bater com a palma da mão, aplicado ao objeto de palha e penas que se mantém no ar por golpes de mão.
Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de Origem Tupi, 1978
|
O objeto que recebeu esse nome era simples e resistente. Uma base pesada de palha de milho ou de folhas amarradas, às vezes com areia dentro para dar peso, e um tufo de penas espetado no topo para frear a queda e obrigar o objeto a descer sempre pela base, com o lado batível virado para baixo.
A física da peça explica a escolha do verbo. Um objeto assim não rola, não quica e não se joga longe: ele sobe, para no ar e volta, e a única coisa possível de fazer com ele é bater de novo. O jogo é uma sequência de tapas, e quem nomeou nomeou a sequência.
A palha e a pena eram material de aldeia, encontrável em qualquer lugar e substituível em minutos. O objeto não tinha valor nenhum guardado, o valor estava no gesto, e uma peça perdida ou desmanchada era refeita na hora com o que estava por perto.
|
|
II A Viagem
Do tupi para o português
|
|
Os relatos coloniais dos séculos dezesseis e dezessete descrevem crianças e adultos indígenas mantendo o objeto no alto por longos períodos, e os cronistas europeus registram surpresa com a duração das trocas, porque o jogo que conheciam na Europa dependia de raquete e a mão nua parecia uma limitação.
A palavra entrou no português falado do Brasil pelo mesmo caminho de centenas de outras: o convívio cotidiano no litoral e nas vilas, onde a língua geral, o tupi adaptado usado como língua franca, foi a fala corrente de boa parte da população colonial até o século dezoito.
|
A língua geral não emprestou palavras soltas ao português. Emprestou o vocabulário inteiro do mato, da comida e da brincadeira, e peteca desceu junto com jabuti, mingau e capim.
|
Nessa transferência a palavra perdeu o estatuto de verbo. O português não incorporou petek como ação, incorporou apenas o substantivo, e o falante brasileiro passou a ter um nome de objeto sem o verbo que o explicava, o que apagou a ligação com a mão aberta em uma geração.
A adaptação fonética foi mínima e previsível. O português não tolera consoante final nessa posição e acrescentou a vogal de apoio, transformando petek em peteca, com a sílaba tônica no meio e a terminação feminina que a língua dá por padrão a substantivo terminado em a.
O objeto viajou junto com o nome e mudou de material devagar. A palha deu lugar ao couro costurado sobre borracha, a pena de ave nativa deu lugar a pena de galinha tingida, e no século vinte a indústria de artigos esportivos fixou o formato de base de borracha e quatro penas brancas que ainda se vende.
Belo Horizonte assumiu o jogo como coisa própria a partir dos anos vinte, com clubes organizando disputas em quadras de areia, e a cidade virou o centro da modalidade competitiva, com regras escritas, rede na altura da de vôlei e placar disputado ponto a ponto.
A federalização veio depois. A modalidade ganhou confederação nacional em 1985, entrou em jogos escolares e passou a ter campeonato com categorias por idade, e o gesto que nomeava a peça virou fundamento técnico com nome próprio dentro do regulamento.
O verbo do português seguiu o objeto e ganhou vida nova. Petecar existe no falar brasileiro com o sentido de jogar peteca, e é um caso raro de palavra que atravessou o tupi como verbo, virou substantivo no português e depois voltou a ser verbo por dentro da própria língua que a recebeu.
|
|