|
|
Caçula
/ka.ˈsu.la/
Do quimbundo. Kazuli era o último filho a nascer em Angola, e o Brasil adotou a palavra para a vaga que Portugal preenchia com benjamim
|
Uma casa de Luanda no fim da tarde
|
| ▼ |
|
"Caçula: o filho mais novo de um casal" (Houaiss). A entrada resolve a posição na família e para por aí, sem avisar que a palavra não veio do latim, não passou por Portugal e não tem parente na península ibérica. Ela desembarcou no Brasil pela boca de gente embarcada à força em portos de Angola, e nenhuma raiz românica explica o som dela.
Um brasileiro chama o irmão mais novo de caçula. Um português chama de benjamim. Os dois falam a mesma língua, usam a mesma frase para descrever a mesma posição na família, e cada um puxa a palavra de um continente diferente.
Benjamim é hebraico e sai de um episódio do Gênesis, do décimo segundo filho de Jacó. Caçula é banto e sai do quimbundo, língua falada no reino do Ndongo, na faixa de terra que hoje vai de Luanda a Malanje. Uma veio pela leitura bíblica, a outra veio pelo tráfico atlântico.
A escolha brasileira não passou por gramático, por academia nem por decreto ortográfico. Ninguém sentou para decidir que o Brasil trocaria a solução portuguesa por um empréstimo africano. A palavra entrou pela cozinha, pelo quintal e pelo colo de quem criava as crianças da casa, e quando os dicionários brasileiros foram registrar o termo ele já circulava na boca de todo mundo, de senhor de engenho a criança de rua, sem que ninguém se lembrasse de perguntar de onde ele tinha vindo.
Há uma pista de que o empréstimo foi profundo: nenhum falante brasileiro sente caçula como palavra estrangeira. Ela não pede explicação, não pede itálico e não pede nota de rodapé. Está no registro mais íntimo que existe, o das relações dentro de casa, que é justamente a camada de vocabulário que uma língua costuma proteger de intrusos.
A história começa numa língua banta de Angola, onde o termo não era carinho nem apelido, era descrição de ordem de nascimento.
Continue lendo ↓
|
|
I A Raiz
O que kazuli dizia em Angola
|
|
O quimbundo é uma língua banta falada no centro-norte de Angola, e era o idioma corrente do reino do Ndongo quando as caravelas portuguesas começaram a frequentar aquela costa no século dezesseis. Ela continua viva, com gramática descrita, dicionário próprio e programação de rádio em Luanda.
Nessa língua, kazuli nomeia o último filho a nascer numa casa. O termo não carrega afeto embutido nem funciona como apelido. Ele descreve posição, o mesmo tipo de informação que primogênito carrega em português, só que na ponta oposta da fila.
A palavra se desmonta em duas partes, e a montagem é típica das línguas bantas. Os substantivos se organizam em classes marcadas por prefixo, cada classe reunindo um tipo de ser: pessoas, plantas, objetos, líquidos, seres pequenos. O ka- inicial pertence à classe do diminutivo, aquela que forma nomes de cria, de gente miúda, de versão reduzida.
O que vem depois do prefixo liga-se à ideia de fim, de quem chega por último. Somadas as duas partes, kazuli descreve o pequeno que vem no fim da fila. A tradução ao pé da letra não é o mais novo, é algo mais próximo de o pequenininho do final.
|
caçula: do quimbundo kazuli, "o filho mais novo".
Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, 1982
|
A grafia com cê-cedilha veio depois, imposta pela ortografia portuguesa. O ká inicial do quimbundo não tinha lugar no alfabeto de quem escreveu a palavra pela primeira vez em documento em português, e o som foi acomodado com c antes de a. O zê do meio oscilou entre esse e cê-cedilha por décadas, e a forma que venceu no Brasil foi a que os dicionários fixaram no século dezenove.
Angola guardou uma forma mais próxima do original. No português falado em Luanda, o irmão mais novo é o cassule, com dois esses e sem cedilha, e a palavra convive lá com o quimbundo que a gerou. Duas margens do Atlântico ficaram com dois filhos da mesma palavra, e nenhuma das duas versões precisou da outra para sobreviver.
|
Caçula não descreve idade, descreve lugar. É o último a chegar, e o quimbundo dizia com um prefixo de diminutivo que o português nunca teve.
|
|
|
II A Viagem
A palavra que atravessou o Atlântico
|
|
Luanda e Benguela foram os principais portos de embarque do tráfico atlântico com destino ao Brasil, e as regiões de fala quimbundo forneceram boa parte da gente desembarcada no Rio de Janeiro, em Salvador e nas praças de mineração do interior entre os séculos dezessete e dezenove. A língua veio junto, sem baú e sem registro de alfândega.
Palavra de família não viaja em documento oficial. Ela viaja na boca de quem cuida de criança pequena, e no Brasil escravista quem cuidava de criança pequena, dentro das casas grandes e dentro das casas pobres, era em enorme medida gente africana ou descendente direta dela. O menino aprendia caçula antes de aprender qualquer regra de concordância.
Foi por essa porta que entrou um bloco inteiro de vocabulário quimbundo que o brasileiro usa sem desconfiar da origem: moleque, cafuné, quitanda, marimbondo, molambo, fubá, quilombo, senzala, cachimbo, caçamba, banzo, dengo. A lista cobre casa, comida, corpo, afeto e trabalho, exatamente as áreas em que duas línguas se misturam quando as pessoas convivem no mesmo espaço todos os dias.
|
O quimbundo foi, entre as línguas africanas, a que mais influiu no português do Brasil.
Renato Mendonça, A Influência Africana no Português do Brasil, 1933
|
Os dicionários feitos em Portugal demoraram a acolher o termo, e quando acolheram foi com a etiqueta de brasileirismo, a mesma prateleira em que foram parar outras palavras vindas por essa rota. A etiqueta descreve bem o percurso: o vocábulo não existia no português europeu porque a convivência que o produziu não aconteceu na Europa.
|
A palavra não entrou pela escola nem pela literatura. Entrou pela cozinha e pelo colo, que é por onde entra o vocabulário do qual uma língua não consegue mais se livrar.
|
A pesquisa sobre essa camada do português brasileiro só ganhou método no século vinte, quando linguistas foram atrás dos falares africanos no Recôncavo e nas cidades mineiras em vez de tratar o assunto como curiosidade folclórica. O trabalho de campo mostrou que muitas palavras suspeitas de origem indígena ou de invenção popular tinham etimologia banta documentável.
|
Não se trata de resíduo lexical, mas de línguas que funcionaram lado a lado durante três séculos.
Yeda Pessoa de Castro, Falares Africanos na Bahia, 2001
|
O resultado prático é uma assimetria entre as duas margens do português. O falante de Lisboa reconhece caçula como marca de brasileiro, o falante de São Paulo usa a palavra sem pensar duas vezes, e o falante de Luanda diz cassule com a naturalidade de quem herdou o termo pela via mais curta possível.
|
|